quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Plano de Aula ( Didática )

DIDÁTICA



Público Alvo 

As aulas serão preparadas para fins de Educação Infantil para os alunos do Jardim II – 05 anos de idade. A turma compõe um total de 15 alunos.

Sala de Aula

Nossa sala de aula há uma integração total entre alunos, já que temos três mesas redondas onde comporta cinco alunos em cada uma, ficando assim todos os alunos organizados em grupos de cinco facilitando muito a vida do (a) professor (a) para interagir com cada grupo e também gozando de um bom espaço livre em sala de aula.
Fora as três mesas dos alunos e a mesa do (a) professor (a) temos também na sala de aula uma lousa, alfabeto e números de 0 à 10 na parede, armário que contém:
- Livros;
- Revistas;
- Materiais (lápis, borracha, lápis de cor, canetinhas, papeis e etc).

Na Escola

A escola proporciona aos alunos salas extras, tais como, sala de tv, brinquedoteca, sala de livros, sala de artes, área livre. Nessas salas os alunos tem acesso em televisão – filmes, brinquedos diversos – lego, quebra-cabeça, domino, jogo da memória, caça palavras e etc.
Na sala de artes os alunos tem livre acesso em revistas, jornais, papeis, assim como na sala de livros, acesso nos livros infantis.
Segundo Paulo Renato Souza, ex-Minisyro da Educação, "quando os pais se envolvem na educação dos filhos, eles aprendem mais" e é isso que a escola sempre tenta apresentar para os pais.
Pena que muitos pais e/ou responsáveis pelos alunos ainda não compreendam essa idéia. A escola sempre esta aberta para os pais e realizando reuniões, palestras para os pais, fazendo com que eles convivam mais no cotidiano escolar.
"Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros,programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ‘amarrar nela’!
Ora , é lógico... numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz."

Paulo Freire


TEMA DA AULA
Estudo das sílabas BA – BE – BI – BO – BU


JUSTIFICATIVA

As crianças são pessoas que nascem com capacidades e habilidades a serem desenvolvidas ao longo da vida. O estudo das sílabas é muito importante, já que é através delas que as primeiras palavrinhas formarão. O descobrimento da junção das sílabas é algo que chama atenção dos alunos e faz com que se interessem mais e mais por novas palavras.
Trabalhando de uma forma lúdica e bem descontraída despertará o interesse dos alunos para com o mundo das palavras, e é isso que desejamos; formar um individuo com curiosidade de querer saber sempre mais.
Uma visão de alfabetização vai além do ba,be,bi,bo,bu. Porque implicauma compreensão crítica da realidade social, política e econômica na qual está o alfabetizando... a alfabetização é mais, muito mais que ler e escrever. É a habilidade de ler e escrever o mundo, é a habilidade de continuar aprendendo e é a chave da porta do conhecimento.

Paulo Freire (1996)


OBJETIVOS


Os objetivos a serem alcançados nesse tema são:
- Fazer com que os alunos conheçam as sílabas;
- Saber que é através das sílabas que formamos palavras;
- Distinguir o que são sílabas de letras e palavras;
- Despertar o interesse do aluno para com as palavras;
- Desenvolver o conhecimento do mundo ao seu redor, através das palavras.




CONTEÚDOS DE ENSINO

Os conteúdos de um plano aula são de muita importância já que conteúdos de ensino é o mesmo que conhecimento cognitivo, ou seja, todos os tipos de conhecimento cientifico produzido e “transformado” em conhecimentos escolares ou saberes a ensinar.
Nesse nosso plano de aula, onde o tema é sobre as sílabas: BA, BE, BI, BO, BU, abordamos os seguintes conteúdos:

- Formação de palavras: quais são as palavras que são formadas a partir das sílabas BA – BE – BI – BO – BU;
- Textos: a descoberta de palavras nos textos que contenham as sílabas trabalhadas;
- Desenhos: a pintura de um objeto cujo nome possui umas das sílabas;
- Cognição: o que tem em casa que contem as respectivas sílabas.



Procedimentos de Ensino


- Distribuir desenhos para os alunos e orientar-los a colorir somente os desenhos que contenham as sílabas: BA, BE, BI, BO, BU;
Exemplos de desenhos – BALA, BEXIGA, BOLA...
- Encontrar figuras nas revistas que tenham as sílabas estudadas, recortar e cola-las em sulfite, distribuídas pela professora.
- Entregar revistas aos alunos, onde eles terão que encontrar e recortar palavras que tenham as sílabas: BA, BE, BI, BO, BU;
- Apresentar aos alunos o jogo das sílabas, onde consiste em peças com todas as sílabas; pedir para que formem palavras a partir das sílabas estudadas. Ex: Babá, bebê, bobo...

Recursos de Ensino

- Folhas de sulfite;
- Lápis;
- Jogos;
- Revistas.



Avaliação


A avaliação é de extrema importância para a aprendizagem dos alunos para isso acontecer o professor deve seguir alguns instrumentos, tais como, questões falso/verdadeiro, questões problemas, questões de múltipla escola, questões do tipo ordenação, questões do tipo respostas simples, entre outras.
Para a nossa aula iremos abordar três instrumentos: o de múltipla escolha, questões problemas e o de ordenação.
Ao aplicar a atividade de colorir figuras, os alunos terão que visualizar a figura correta a ser pintada e assim fazer suas escolhas. Não só a questão de múltipla escolha se encaixa nessa atividade, mas também apresentaremos uma questão problema aos alunos, onde eles terão que identificar a figura correta.
No jogo das sílabas sob orientação da professora, os alunos deverão fazer uma escolha para que formem as palavras pedidas pela professora.
Para a avaliação de questões tipo de ordenação a atividade em que os alunos terão que encontrar palavras na revista é excelente, pois os alunos terão que apresentar as palavras que contenham as sílabas estudadas.



Procedimentos e Recursos de Ensino

Elementos/ Recursos
Especificação do Recurso
Quantidade
Pessoal
Alunos do ensino infantil com idade de 05 anos.

15
Instalações
Atividades serão aplicadas em sala de aula e sala de artes.

02
Material Permanente
Cadeira, mesa, lousa, armário.
Quantidade suficiente para o número de alunos.
Material de consumo
Lápis de cor, sulfite, jogos, revistas, tesoura, cola.
Cada aluno terá sua caixinha com os materiais a ser usado.





Referências Bibliográficas

BRAGANÇA, Angiolina Domanico; CARPANEDA, Isabella P. de Mello; NASSUR, Regina Iara M. Porta Papel: alfabetização/atividades. São Paulo: FTD, 1994. p. 168.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. RJ: Paz e Terra, 1969.

GODOY, Anterita Cristina de Sousa (org.). Didática. Campinas: Alínea, 2009. p. 200.

HULSENDEGER, Margarete J.V.C. Revista Espaço Acadêmico – N° 67. Mensal, ano VI. 2006.

Um comentário:

  1. Este foi uns do conhecimentos, adquiridos nas aulas de Didática 2°Semestre de Pedagogia, aulas explicativas que fará parte da pratica em nossos Profissionalismo...

    ResponderExcluir